quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Rachadura se torna 1º incidente grave em trem-bala em 50 anos

A rachadura foi encontrada no chassi de um trem em movimento no Japão no dia 11 de dezembro

Trem-bala no Japão
A descoberta de uma rachadura de 16 centímetros em trem-bala japonês em movimento, que poderia ter causado um acidente, se transformou no primeiro incidente grave desde que este transporte começou a operar há mais de 50 anos.

A rachadura foi encontrada no chassi de um trem em movimento no dia 11 de dezembro, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe um porta-voz da companhia ferroviária que opera o serviço, a West Japan Railway (JR West), que explicou que 80 vagões já foram revisados e que apenas um apresentou problemas.

Segundo o Ministério de Transporte japonês, este é o primeiro “incidente grave” que afeta o sistema de trem de alta velocidade japonês e poderia ter ocasionado um descarrilamento.

A rachadura encontrava-se no marco de aço que sustentava o conjunto de rodas do modelo Nozomi 34 que fazia a rota entre Hakata (sul) e Tóquio. Estava a ponto de romper-se, razão pela qual, se o trem tivesse continuado em movimento, teria ocasionado um acidente sério.

O modelo Nozomi tem capacidade para mais de 1.300 passageiros.

O trem-bala teve de ser parado na estação de Nagoya, a 350 quilômetros do seu destino final, após circular durante mais de três horas com cheiro e barulho anormais.

“O incidente é inaceitável e estamos conscientes de que se trata de um caso grave”, disse hoje o presidente da JR West, Tatsuo Kijima, em entrevista coletiva.

Kijima lamentou que o trem não tenha sido parado “imediatamente depois de notar as irregularidades” e garantiu que os detalhes do incidente estão sendo investigados para evitar que se repita.

A segurança se transformou em uma prioridade para a companhia ferroviária depois que o descarrilamento de um trem em 2005 causou a morte de 106 passageiros e do condutor na província de Hyogo.
Fonte: Exame com EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário